idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 12 de abril de 2015

Retrospectiva de Sean Scully

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade, pertencente à Secretaria de Estado da Cultura. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo abre, neste sábado, 11, a primeira retrospectiva de Sean Scully no Brasil. A carreira do artista é percorrida em 46 trabalhos, desde 1974.
Nascido na Irlanda, mas educado em Londres, Scully é um dos nomes da arte abstrata mais aclamados de sua geração. Suas criações são, geralmente, compostas por formas geométricas, com linhas claras, e abarcam uma ampla paleta de cores.
Scully apresenta trabalhos importantes de sua carreira, como a pintura de grande formato ‘Darkness Here’, de 1989 que lhe concedeu notoriedade nos anos 1990. O curador Jacopo Crivelli Visconti também reuniu criações menos conhecidas do irlandês, como trabalhos em aquarela e pastéis.
As peças vieram de acervos particulares e de museus, como o Reina Sofia, da Espanha, o Guggenheim, dos EUA, e a Tate Modern, da Inglaterra.

Pinacoteca. Pça. da Luz, 2, São Paulo; Das 10 as 17.30 até 28/06/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES