idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

Parcerias


EvenArte
Rua Angelo Sampaio - Batel - Curitiba - PR.
Escritório de Arte, avaliações e vendas, produções de eventos.

Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais

Orgulhamo-nos hoje por sermos representantes oficiais da ABD nos estados do CE. PR. SC. SP. E RS; Nos países Argentina, Espanha, Itália, Paraguai, Portugal e Uruguai.

Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais
ABD décadas de contribuição com a Arte
Waldemar Marques Silveira
Fundador e 1º Presidente da ABD
Nasceu no Amazonas em 10 de janeiro de 1908, nas margens do rio Juruá e faleceu no Rio de Janeiro em 04 de fevereiro de 1997.
Engenheiro, Economista e Desenhista, foi diretor de várias revistas, com destaque para "O Domingo", em Belém do Pará, na década de 20. Como engenheiro foi funcionário graduado da Atlantic.
Em 1950 quando a ABD completava 6 anos de vida, o informativo mensal da Associação, mostra uma entrevista com o Fundador e Presidente Waldemar que transcrevemos os itens mais importantes:
"Quando se fala da ABD e, no transcurso do 6º aniversário, queremos falar muito sobre ela, mas, o nome de seu presidente Waldemar Silveira surge quase que involuntariamente.
Evidentemente, quem a ela dedicou tantos esforços, todo o seu tempo e quem por ela tanta coisa sacrificou acaba se confundindo com sua obra e tendo seu nome definitivamente a ela ligado.


Em cinco de fevereiro de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, desenhistas, professores de Belas Artes e cartunistas, sob a liderança de J. Carlos; fundaram a Associação Brasileira de Desenho (ABD).
Começa aí uma associação progressista atuante, altamente técnica, direcionada para um só lema: "Ensinar Desenho e patrocinar eventos ligados à arte". Em 57 anos de existência, várias personalidades foram presidentes, uns dando mais ênfase ao ensino e outros, aos eventos, salões e exposições.

Da fundação até 1965 (21 anos), o primeiro item, o ensino foi a liderança escolhida.
Professores excelentes, todos formados na Escola Nacional de Belas Artes, destacando-se, Murilo Cesar de Carvalho, Renato Silva, Júlio, Guilherme e pricipalmente o professor e um dos fundadores Isidoro Monteiro, onde suas salas de aula eram procuradas por alunos, pintores amadores e profissionais.

A técnica do ensino de desenho era completa, três anos em sala de aula, do desenho artístico ao industrial, culminando com o Diploma de Desenhista, láurea máxima para o Aluno/ Artista.
Essa primeira etapa funcionava em sala alugada, na Rua México, local da sede da Associação dos Artistas Brasileiros.

Nessa ocasião, início da década de sessenta, um jovem desenhista, era sócio da ABD. Chamava-se Guttenberg Monteiro, hoje mundialmente conhecido como "GOOTTO", o ilustrador de Tom e Jerry e mais os menos conhecidos como, Marwell, Gasparzinho, Dick Tracy e Eletric Man (seu preferido).

"GOOTTO" Mora em New York à 32 anos, além de cartunista e compositor, dedica-se também ao ensino de desenho para crianças na High School.

Neste período a Sede da Associação era na Rua Alcindo Guanabara, 17 salas 1201 e 1202, doadas pelo Governo.
Grandes eventos, exposições foram efetuadas, destacando-se:
- 1972 Exposição coletiva de pintura, Desenho e Gravura.
- 1973 Reorganização dos cursos
- 1974 Salão de Artes Plásticas no Everest Rio Hotel
- 1975 I Salão Nacional de Artes Plásticas e Gráficas da ABD no Tijuca Tênis Clube
- 1976 I Salão de Artes Plásticas do Parque do Flamengo
- 1977 I Mostra de Artes Plásticas ABD/MEC
- 1977 Mostra de Arte ABD/ASC
- 1977 I Salão de Artes Plásticas ABD/ABI
- 1978 II Salão de Artes Plásticas MEC/ABD
- 1978 II Salão de Arte ABD/Inspetoria da Receita Federal
- 1978 I Mostra de Arte do Lions Internacional/ABD
- 1979 III Mostra de Artes ABD/MEC
ATUAL PRESIDENTE
Marly Bárbara

No dia 15 de agosto de 2000 na inauguração do 1 Salão Elisabeth Kinga, Márcia Mello me empossou no cargo de Presidente da ABD e o Título de Comendadora Grande Mestre. Daí em diante minha vida mudou muito, pois neste ano de muito trabalho procurei novamente trazer o antigo brilho à ABD, creio que consegui, pois a Associação hoje tem seu Jornal Informativo próprio, carteira de sócio que dá direito a várias promoções, portal do site com premiações via Internet, salões de Artes Plásticas e outras idéias que virão inclusive se posteriormente conseguir-mos uma sede própria onde poderemos voltar a ter vários cursos especializados de Desenho.

Creio que se Elisabeth Kinga estivesse viva concordaria com tudo que tenho realizado. Peço a Deus que me ajude nesta árdua caminhada contando sempre com a ajuda de Márcia Mello e dos amigos da ABD que me apoiam em todo os eventos.

Não vamos deixar que o sonho de um grupo de Desenhistas e Artistas Plásticos, fundadores da Associação Brasileira de Desenho, enfraqueça com o tempo, vamos ao contrário elevar cada vez mais o nome da Associação.
“A ABD será sempre o baluarte, o apoio aonde os artistas encontrarão principalmente a nossa amizade sincera”

Marly Bárbara
Presidente da ABD
Temos como diferencial parceiros que tenham como premissa a excelência de qualidade.
Contato:
artes100fronteiras@gmail.com
Hotel Ipiranga Montenegro, Rio Grande do Sul
(51) 3632-1033 

RECENTES PUBLICAÇÕES