idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

ESTAÇÃO ARTE

ESTAÇÃO PARANÁ - CASA DA MEMÓRIA
Foi inaugurado no dia 02 de março de 1894. Com o crescimento da ferrovia foi necessário construir o barracão que fica ao lado da Estação. Em 1910, este barracão foi reformado, passando a ser de alvenaria, depois de sofrer um incêndio
Em 1906 foi construído o terceiro prédio, a Estação Saudade. Então, a Estação Paraná passou a abrigar a parte administrativa da Rede no seu primeiro piso, enquanto no andar superior morava o Diretor da Rede. Em 30 de maio de 1990, todo o conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Em 7 de setembro de 1995, foi inaugurada a Casa da Memória, que abriga exposições de temas históricos ou relacionados a datas comemorativas.
ESTAÇÃO ARTE
Com a construção da 1ª Estação Ferroviária de Ponta Grossa, a Estação Paraná que em primeiro momento servia para embarque e desembarque se passageiros e cargas, e com a ascensão do comércio da região, tornou-se inviável a permanência de cargas na Estação Paraná. Construído em madeira, por volta de 1896 o "Armazém da Estrada de Ferro do Paraná".
Esse armazém funcionou até a década de 70, quando foi desativado, transferido suas atividades para o bairro de Uvaranas. Em 1990, foi tombado pelo Estado. Atualmente desenvolve projetos ligados a área de Artes Plásticas, como cursos, oficinas e exposições.
ESTAÇÃO SAUDADE
O Segundo edifício da Estação de Passageiros, situado a Praça João Pessoa, foi construído entre 1899 e 1900. Foi considerado como Estação de primeira Classe, com características arquitetônicas do ecletismo. Era o 3º sobrado que a cidade passava a ter. Possui grande diversificação nos elementos decorativos. Integra o conjunto da rede tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.
Biblioteca Pública Municipal Bruno Enei completou 65 anos
f; PMP - SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES