idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Fundação Cultural de Curitiba

Criada no dia 5 de janeiro de 1973, a Fundação Cultural nasceu do processo de transformações urbanas vividas por Curitiba nas décadas de 1960 e 70. Junto a uma série de ações de planejamento, nasceu também uma política de preservação da cultura e da história da cidade. A definição do Setor Histórico, a criação do Centro de Criatividade e a inauguração do Teatro Paiol, no início dos anos 70, foram marcos que contribuíram para desencadear o processo de renovação cultural e configurar uma instituição para cuidar especialmente da política cultural do município.
Ao longo dos anos, a Fundação Cultural se transformou num dos maiores agentes culturais de Curitiba, tendo como principais objetivos promover a cultura e atuar como agente facilitador para a produção cultural da cidade, e estimular a cultura como fator de desenvolvimento e inclusão social. Ao mesmo tempo, atua no campo da sensibilização, agindo diretamente na formação dos indivíduos e fazendo da arte uma rica fonte de educação e aprendizagem.
Fundação Cultural de Curitiba, é um órgão municipal vinculado a Secretaria de Cultura de Curitiba, responsável pela organização e apoio a todas as manifestações culturais da capital paranaense.
É também a atual responsável pela organização do Carnaval de Curitiba, como o desfile das escolas de samba e dos blocos.
Criada no dia 5 de janeiro de 1973, a Fundação Cultural de Curitiba - FCC se transformou, ao longo dos anos, num dos maiores agentes culturais da capital paranaense. Responsável pela Política Pública Cultural no âmbito do município, a FCC tem como missão promover a cultura e atuar como agente facilitador para a produção cultural da cidade. Assim, a FCC, procura elaborar sua política cultural como um fator de desenvolvimento social, educativo e econômico, buscando programar suas ações e eventos de forma a ser um espaço aberto para ampla participação social.
Com um trabalho que envolve todas as áreas, além de administrar e programar mais de 40 espaços culturais, a Fundação também gerencia o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - PAIC, que leva oficinas e espetáculos artísticos para os 75 bairros da cidade, por meio dos editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundo Municipal e Mecenato Subsidiado.
A Fundação Cultural tem participação direta em cerca de 1.700 eventos, com mais de 1 milhão de atendimentos a cada ano, promovendo a ampla participação dos habitantes na vida artística e cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES