idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Museu Militar - RS

O Museu Militar do Comando Militar do Sul foi criado em vinte e quatro de maio de mil novecentos e noventa e nove com a intenção de recolher, preservar, conservar e expor objetos referentes a história do Exército Brasileiro, mais precisamente a do Comando Militar do Sul que compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 
Na certeza de que a função do museu é mais do que recolher e conservar peças do acervo histórico, a atuação do museu vem preocupando-se cada vez mais em aumentar, aperfeiçoar e diversificar as suas atividades, neste caminho procura participar das mais diversas atividades de divulgação aproximando cada vez mais o museu da comunidade.  

O Museu Militar do Comando Militar do Sul, possui 2.800 metros quadrados, está situado na rua dos Andradas nº 630, no corredor cultural de Porto Alegre, em frente à igreja das Dores. O seu prédio é considerado de interesse de preservação pela prefeitura municipal de Porto Alegre.
Datado de 1867, foi construido para abrigar o Arsenal de Guerra da Província e tinha entre outras funções realizar o apoio logístico, a fabricação, a recuperação de armamentos e munições da época. Salientamos a função social do estabelecimento em relação aos Expostos da Santa Casa de Misericórdia, onde os meninos não adotados ao completarem sete ou oito anos eram encaminhados ao Arsenal da Província para aprenderem algum ofício até os 16 anos. 
Em 1940, por determinação do ministro Eurico Gaspar Dutra, o Arsenal de Guerra foi transferido para o município de General Câmara, ocupando instalações mais adequadas. O velho prédio passa a receber novos aquartelamentos, como a sede do Depósito Regional de Armamento e Munição, o DRAM/3 até os anos 60, a Cia de Comando do III Exército e posteriormente a Cia de Comando do Comando Militar do Sul até 1999, quando foram iniciados os estudos da implantação do Museu Militar do CMS.O Museu Militar do CMS passa a ocupar o prédio do Arsenal em 2001 onde foi instalado o acervo a fim de reunir condições para melhor atendimento ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES