idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Artistas selecionados

A Ordem do Mérito Cultural da Associação Brasileira de Desenho e Artes 100 Fronteiras tem a grata satisfação de comunicar que foram selecionados e irão receber a outorga mediante termos e condições regulamentais das instituições aqui citadas.
A seleção foi feita por uma mesa julgadora;
·         Conselho de ordem ao mérito; Presidido pela presidente da associação.
·         Conselho deliberativo; Presidido pela curadora do grupo 100 fronteiras.
Artistas plásticos selecionados
Edília de Primio, Judite Grillo, Lisete Steinstrasser, Marcelo M Teixeira, Marineuzza Lopes, Rejane Trein,Tânia Brun e Vildete Pessuto.
Os demais em breve.
A cerimônia de Outorga será no Museu Naval dia vinte e três de março (6º feira) às 15 horas no auditório do Museu com o Almirante Bittencourt; Rua Dom Manuel nº 15 Centro - RJ,
Edilia Di Primio -Medalha Mérito Cultural Maria Claro 
Natural de Marcelino ramos, graduada em artes plásticas.
Desde 1996, trabalhou com crianças e adolescentes, na condição de professora especializada, procurando sempre desenvolver neles a criatividade, o conhecimento e o gosto pela arte.
Em 1981/1987, fundou a escolinha de arte “criatividade e lazer”, para crianças de 04 a 11 anos. Proporcionando a criança plena liberdade de expressão artística através do desenho, pintura, escultura, (argila), ou teatro.
A partir de 1988, vem buscando de uma forma mais direta, através de cursos de aperfeiçoamento, objetivar sua linha de conhecimento. Sua meta sempre foi à busca pela originalidade, e a capacidade de trazer de dentro de si a expressão mais pura.
A arte barroca fez parte de seu trabalho artístico durante muitos anos, e a folhação a ouro destas peças despertou-a a seguir uma linha de trabalho: a busca de novas formas, cores e efeitos da folhação a ouro em vidro & tela. Através da transparência do vidro o ouro ressalta os contornos de sua obra abstrata e, em algumas de suas obras, na pintura a óleo, a colagem deste é utilizada como recurso.
Outra forma de expressão seria a linha individual, obras criadas pela própria artista, onde mescla texturas, colagens e transparências com a utilização de materiais alternativos como: areia, serragem, cola e papel corrugado.
Desde 1978, vem ministrando cursos e participando de exposições individuais e coletivas, transmitindo suas experiências às pessoas e concretizando-as em seus próprios trabalhos.
Judite Grillo - Medalha Mérito Cultural *Benedito Luizi* e comenda por sua contribuição com a Arte.
Formação Universitária: Fisioterapeuta
Instituição: IPA
Graduação ano: 1989
Outubro a dezembro de 2005: Aulas de desenho com a professora Ângela Menezes em POA/RS;De 2002 a 2006 semanalmente: Aulas de pintura sobre tela com técnicas em acrílico com gesso, textura, colagem, veladura e sombras com a professora e artista plástica Imeritta Passos em POA/RS
Agosto a setembro de 2006 , 2007 ,e 2008 : curso de pintura em tela e desenho, técnica veladura e aquarelada estilo batic. Ministrado pela professora Anna Luiza Trancoso na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
2007 , 2008 , 2009 , 2010 : aulas com a professora Rejane Trein  , Atlier Trein  Vitrais , Porto Alegre RS
Julho de 2010 : Curso de desenho e pintura no Atelier Alupi , professor Nicolas Petrescu , Paris , França
2009 E 2010 Aulas de Francês Leitura e Expressão Literária com Prof.a  Dra. Maria Luiza Berwanger da Silva.  Aulas semanais com enfoque   nos grandes mestres da pintura.
Buscando sempre conhecimento  e aperfeiçoamento  em viagens e cursos  para expressar nas obras.
Lisete Steinstrasser; Medalha Mérito Cultural *Elisabeth Kinga* e comenda por sua contribuição com intercambio Cultural.
Graduada em ADM de empresas.
Desde menina sempre apresentou muita curiosidade, habilidade manual e respeito pelas Artes.
Iniciou suas atividades artísticas com pinturas decorativas e bauernmalerei desde 2000 como uma terapia ocupacional.
Incentivada pelo marido, amante das Artes, inicia pinturas em tela em 2006 descobrindo assim sua verdadeira identidade e satisfação pessoal.
Fez aulas de pintura com os artistas/professores de pintura de Porto Alegre Rosangela Nectoux, Maria Luiza Laviaguerre, Carlos Renato Rosa, Rejane Trein, Dimas Florêncio e Marisa Marina Goelzer, buscando sempre aprimorar suas habilidades e absorver toda experiência de cada mestre.
Participação de Whorkshop in plein air – com Alexandre Reider.
Várias exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.
Marcelo Malheiros Teixeira, Medalha Mérito Cultural *Waldemar Silveira*
Militar, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, atualmente na reserva.
Passou a se interessar pela pintura, quando conheceu as obras escuras do pintor Holandês Rembrandt, como também do pintor Velázquez e passou a interpretá-las e pintá-las, se descobrindo como autodidata.
A partir de então freqüentou a escola de arte “A Capela”, da artista Gessy Gayer, dando partida a iniciação e conhecimento das diversas técnicas da pintura.
Anos após freqüentou a escola de arte Cor da Terra, onde desenvolveu a pintura do paisagismo com o artista plástico Carlos Renato Rosa.
 Neste mesmo período pode fazer workshops com os artistas Alexandre Reider e Luiz Pinto em paisagismo e natureza-morta com os artistas Monteiro Prestes e Ronaldo Boner Junior.
Participou da Revista Domani publicações Artísticas, vol. v do Catálogo dos Artistas Plásticos - Artistas do Vernissage.
Marineuzza Lopes. Medalha Mérito Cultural *Waldemar Silveira*
Assistente Social, aposentada, nasce em Sobradinho (RS) a 25/07/44.
Apoiada pelos pais, ambos com aptidões para projetar e executar trabalhos criativos.
Desde cedo convive em ambiente estimulante. Na adolescência e juventude aprende pintura a óleo e inclusive pinta cenário de peça para o seminário local.
Para atender as exigências da vida acadêmica e profissional, interrompe a pintura, mas continua como válvula de escape, com artesanato ligado a fios, pedras e tecidos; Tem incursões também na decoração de interiores e joalheria, através de cursos e projetos.
Com a aposentadoria, retorna à nave-mãe, volta às telas, faz um semestre de
Desenho artístico no Centro Municipal de Cultura e se vincula ao atelier da artista plástica
Rejane Trein.
Atualmente procura viver a Arte como portal de expansão da mente sem descuidar da
Visão crítica da realidade.
“Alçar vôo como uma gaivota, mas manter o ninho em terra firme.” (Marineuzza)
Rejane Trein;  *Medalha Mérito Cultural Bustamante Sá* E *Comenda Grande Mestre Faixa Grande* em retribuição a sua contribuição com as Artes e intercambio Cultural.
Iniciou-se nas artes ainda na infância, aprimorando-se na adolescência, na América do Norte (Canadá), onde estudou por seis anos e obteve sua formação artística cursando a “Famous Art School Of West Port, Connecticut”. Teve aula com os mestres: Dong Kingman, Norman Rockwell, Al Parker, Bob Peak, Stevan Dohanos, Bem Stahl, Tom Allen, Lorraine Fox, e muitos outros.
De volta ao Brasil, teve como mestres o professor Patrício Farias em “desenho”, Elda Sudbrack em pintura de porcelana e cerâmica, e o professor Chang em “aquarela oriental”, cursou também a oficina de artes e Atelier livre de Porto Alegre.
Há 33 anos estabeleceu seu atelier em Porto Alegre, Onde desenvolve arte sobre vidros e diversos tipos de pinturas.
Professora de artes e pinturas sobre tela e arte rupestre e desenho.
Professora de desenvolvimento de criatividade, com técnica de ensino norte-americana (a neuro-linguística dentro da área artística)
Tânia Brum; Medalha Mérito Cultural *Anatalia Asp*.
Funcionária pública aposentada e, hoje, exercendo a   advocacia.
Sempre gostei de toda a expressão de arte, seja música, literatura, artes cênicas, pintura, mas sempre fui uma expectadora.
Em agosto de 2004 em um evento na AJURIS -   exposição  do pintor Danúbio Gonçalves, conheci Isabel Rocha que, como eu, estava aposentada e fazia aulas de pintura em tela e me incentivou a também participar do grupo “nem que fosse como uma terapia ocupacional”. E eu que nunca tinha  pego em um pincel dei meus primeiros passos nesta arte através da artista plástica e professora Maria Luiz Laviaguerre.
De 2006 a 2009 aprendi pintura usando tinta a óleo. Mas eu sentia falta de aprender desenho para poder colocar na tela as imagens que mentalmente eu elaborava e que  não conseguia transmitir com fidelidade.
Em 2009 conheci o trabalho didático da professora e artista plástica Rejane Trein que me incentivou a iniciar o estudo do desenho.
Em 2010 iniciei uma nova etapa do meu aprendizado com a artista plástica Rejane Trein, comecei o estudo fundamental de percepção de claro e escuro, a técnica da pintura com tinta acrílica, introdução ao desenho, estudo das cores e elaboração de projeto. Isto me fascina. Foi e é uma aventura fascinante.
A descoberta da cor, da luz e sombra, e a partir daí o olhar se modifica.
As coisas passam a ter outra dimensão, porque se olha a sombra, a luz, a textura. Tomei o gosto de observar  tudo a minha volta. Isto serve como base para compor um quadro.
Todo este processo é muito gostoso, divertido e a finalização gratificante
Vildete Pessutto; Medalha Mérito Cultural *Elisabeth Kinga*
“A  Arte e pintura, expressa o encanto da poesia em movimento e, em cores... Cada traço, cada tinta, escreve  a beleza, nos olhos e na alma de quem a contempla...”, descreve a artista.
Iniciou no desenho e pintura aos 16 anos como autodidata. Porém, somente em 2003, começou seu aperfeiçoamento através de pesquisas, estudos,viagens, cursos junto a artistas renomados ( como  Lourenço de Bem, Ulisses de Andrade, Beatriz Balen Suzin, Velcy Soutier, Selestino de Oliveira, Orlikowski, Rosangela Nectoux, entre outros ) bem como, seminários e congressos. Tem diversas publicações em revistas de Artes plásticas e em jornais.
Uma de suas obras constou como ilustração ao cartaz alusivo ao evento “Vicenza Jazz Festival/Brasil Fantástico” em Vicenza, região do Vêneto/Itália em 05/ 2007.
Participou de mais de 35 exposições (nacionais e internacionais, sendo premiada em algumas). E realizou diversas exposições individuais. Participou de Exposições no México, Cuba, Portugal

3 comentários:

  1. Muchas gracias por visitar mi blog, es un gran honor para mi, y por darme la oportunidad de conocer este interesante sitio.

    Saludos!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!
    Venho aqui com muito prazer conhecer este espaço e, em especial agradecer por visitar e deixar sua marca como seguidor nos meus modestos blogs. Obrigada!
    Realmente foi um prazer acessar este espaço! Lindo espaço, cheio de arte e muito bom gosto!
    Parabéns a todos os participantes!
    Uma linda noite!
    Lembranças
    Ange de Souza

    ResponderExcluir

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES