idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995 com o objetivo de preservar e divulgar a obra do prestigiado pintor brasileiro. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes mestres da arte no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea.
A cada ano, são organizadas mostras, oficinas, cursos, seminários, encontros com artistas e estudos diversos sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea. A idéia é disseminar não apenas o legado artístico e intelectual de Iberê Camargo, mas promover uma reflexão sistemática sobre a contemporaneidade e o fazer artístico.
A sede da Fundação foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos cinco arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão. No Brasil, Siza foi agraciado com a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural em 2007 e recebeu A RIBA Gold Medal, que é um dos prêmios mais prestigiosos da arquitetura.
O prédio tem salas expositivas, átrio, reserva técnica, centro de documentação e pesquisa, Ateliê de Gravura, Ateliê do Programa Educativo, auditório, loja, cafeteria, estacionamento e parque ambiental projetado pela Fundação Gaia.
A Fundação Iberê Camargo coordena o Projeto de Catalogação da obra de Iberê Camargo, que vem realizando uma ampla documentação e pesquisa a respeito da produção artística e intelectual do artista, bem como de documentos que nos falam de sua vida e obra.

Seu Acervo está dividido em uma parte Artística e outra Documental. A primeira conta com mais de cinco mil obras, entre desenhos, guaches, gravuras e pinturas, enquanto a segunda abriga mais de 20 mil catálogos, recortes de jornais e revistas, fotografias, correspondências, cadernos de notas e matrizes. Estas obras são mantidas em uma reserva técnica especialmente projetada para a guarda de todo este grandioso material.

O Ateliê de Gravura que pertenceu a Iberê Camargo se mantém ativo por meio do Programa Artista Convidado, que recebe nomes da arte contemporânea para desenvolverem gravuras utilizando, inclusive, a prensa alemã na qual trabalhava o mestre.

Já o Programa Educativo visa ao atendimento do público da Fundação Iberê Camargo. Dirige-se aos professores e aos alunos dos ensinos infantil, fundamental, médio, superior e de educação de jovens e adultos (EJA), bem como ao público especializado e ao público em geral.

Com orientação do Curador Pedagógico Luis Camnitzer, o Programa abrange a formação de mediadores, a capacitação de professores, a publicação de materiais didáticos, as visitas mediadas e as atividades práticas relacionadas às exposições, priorizando a obra de Iberê Camargo e a sede da Fundação como objetos de trabalho, mantendo o foco na arte moderna e contemporânea.
Visão
Ser um centro de excelência dedicado à obra de Iberê Camargo e à reflexão sobre arte moderna e contemporânea.
Missão
Preservar o acervo, promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo, e estimular a interação dos públicos da Fundação com a arte, cultura e educação, a partir de programas interdisciplinares. FONTE; http://www.iberecamargo.org.br/
CONHEÇA TUDO SOBRA A FUNDAÇÃO ARTISTA E OBRA NO SITE; 
EXTRA; A Fundacao Ibere Camargo foi criada em 1995 pela viuva do pintor gaucho Ibere Camargo (1914-1994), Maria Coussirat Camargo, para quem ele deixou seu acervo. O objetivo da instituicao eh conservar, catalogar e promover a sua obra.Inicialmente localizada na antiga residencia do artista, decidiu-se construir uma nova sede no ano de 1996, em um terreno doado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.O projeto foi a primeira obra do arquiteto contemporaneo portugues Siza Vieira na América.

Fundação Iberê Camargo - Anos antes da inauguração, em 2008, o projeto do arquiteto português Álvaro Siza para a sede da Fundação foi premiado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2002. Entra-se numa obra de arte monumental, erguida num terreno difícil, estreito, para ver outras obras de arte. Pintor e gravurista importante, associado ao expressionismo, Iberê merece a honra e a beleza do lugar, diante do lago Guaíba. São quatro andares para exposições e o percurso entre um e outro é feito em corredores curvos, com janelas de diferentes tamanhos e formatos, que mostram Porto Alegre de ângulos surpreendentes. O restaurante do térreo, o Café Press, é famoso pela qualidade dos baristas e dos lanches. Av. Padre Cacique, 2000, Estacionamento próprio,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES