idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INSTITUTO MAZZAROPI.

O Museu Mazzaropi, em Taubaté SP; é uma iniciativa privada e sem fins lucrativos, mantido pelo Instituto Mazzaropi.
O site apresenta um panorama da história e obra de Amácio Mazzaropi e fatos recentes relacionados a esse inesquecível personagem da cultura popular brasileira.  Você também fica conhecendo as ações culturais e educacionais do Museu e Instituto Mazzaropi e como participar delas.
Mazzaropi foi um artista brasileiríssimo. De origem humilde, começou no circo, foi para o rádio, passou pela TV, e chegou ao cinema, onde estreou como ator até se tornar seu próprio produtor, diretor e distribuidor, consagrando-se como um dos maiores sucessos de bilheteria.
Nascido em 1912, em São Paulo, Mazza - era chamado assim pelos amigos - desde pequeno demonstrava interesse pela arte. Com ascendência italiana e portuguesa, iniciou a carreira no picadeiro. Já nos anos 1940 estreou na rádio Tupi com o programa Rancho Alegre, que se tornou sucesso.
Conhecido por suas célebres frases, soou profético com a seguinte: "Só quero ver quando eu morrer. Daí vão fazer festivais com meus filmes e tem gente que é capaz de dizer até que eu fui um gênio". E não é que quase 30 anos depois de sua morte, que ocorreu em 1981, o ‘Jeca'' estava mais do que certo? Até hoje é aclamado como o grande criador do cinema popular brasileiro.
Mazzaropi conseguiu o que ainda hoje parece quase impossível.
O museu está localizado dentro do Hotel Fazenda Mazzaropi, próximo à Fazenda Santa, onde o cineasta produziu a maioria dos filmes. O local contém todo o acervo cinematográfico com 32 filmes do artista, objetos, fotos do cineasta e alguns cenários.
O projeto foi criado em 1992. Em abril de 2010 o museu ganhou um novo espaço, mas continua ao lado dos antigos estúdios de Mazzaropi, um dos maiores da América Latina nos anos 70.
O novo museu conta com entrada independente e estacionamento. O projeto arquitetônico abriga uma área de exposição, auditório, loja, lanchonete e foyer. A proposta foi criar uma estrutura arquitetônica tão rica quanto o acervo.
O novo prédio é uma continuidade do primeiro projeto e dedicado à pesquisa, preservação e divulgação da vida e obra de Mazzaropi e da cultura popular brasileira.
A entrada para o museu é gratuita, mas é necessário agendar visita. Seu horário de funcionamento é das 8:30 h às 12:30 h, de terça a domingo.

SAIBA MAIS NO SITE OFICIAL;

O Museu fica na Estrada Amácio Mazzaropi n 201 - Taubaté - SP ao lado do Hotel Fazenda Mazzaropi.
Quem tudo começou foi JOÃO ROMAN JUNIOR, com a compra e a implntação do Hotel Fazenda Mazzaropi.( Nossa especial homenagem).
A Familia ROMAN nossa eterna gratidão;em especial ao João Roman Neto seu idealizador; Kika; Rodrigo Roman; Arthur Ribeiro; Claudio Marques e tantas pessoas que colaboraram para que este sonho de toda a familia e fâns de Mazzaropi se tornasse possivel; o Museu Mazzaropi foi construido em uma area de 1.200 M2 na area lateral do Hotel Fazenda Mazzaropi e foi construido com recursos proprios.
Entre tantas coisas tão importantes expostas no Museu Mazzaropi á mais importante é a Câmera Mitchell; adquirida por Amácio Mazzaropi da Cia Cinematografica Vera Cruz; esta camera era o sonho a se tornar realidade de Mazzaropi, esta câmera fez tornar se possivel o sonho do meu pai Amácio Mazzaropi;
Nos seus filmes, falar a linha do povo.
André Luiz Mazzaropi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES