idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2010

Museu de ciência e tecnologia de Londrina Pr.

O Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) é um projeto de divulgação científica, cuja implantação foi realizada mediante convênio firmado entre Vitae, Universidade Estadual de Londrina e Itedes, em 15 de dezembro de 2003. Sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Mello de Arruda, o MCTL foi inaugurado em 2005 e logo foi incluído no "Guia de Centros e Museus de Ciência" da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). Por dois anos consecutivos, o museu é a instituição, do estado do Paraná, com o maior número de eventos realizados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O museu foi submetido à aprovação no Conselho Estadual de Pesquisa e Extensão (CEPE) e aprovado como projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão da UEL (PROEX). Entre 2003 e 2006, o MCTL também recebeu recursos de outros órgãos como CNPq, Milênia Agro-Ciências, MEC/SESU, além da contrapartida da UEL e da Prefeitura Municipal de Londrina. O total de recursos mobilizados para a estruturação do MCT, até o momento, é da ordem de R$ 1.500.000,00.
Constituído por três setores, o MCTL divide-se em: Centro de Ciências, Observatório e Planetário. Os dois primeiros se situam, um ao lado do outro, no campus da UEL, enquanto o Planetário se localiza na área central de Londrina. Apesar dos setores terem a sua especificidade, o museu como um todo trabalha para que a ciência passe do âmbito da curiosidade para o cotidiano das pessoas que participam de suas atividades programadas.
Um Planetário clássico é um recurso ótico-mecânico-eletrônico que faz a projeção do céu em uma cúpula abobadada com precisão científica. O Planetário permite a visualização de planetas e estrelas em movimento e simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer época do passado e do futuro.
É um espaço de experiências que reúnem não apenas o conhecimento já adquirido, mas que despertam para o novo e nos colocam frente a frente com o Universo.
O Planetário de Londrina é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela Profª. Dra. Rute Helena Trevisan. Ele localiza-se na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Museu Histórico Padre Carlos Weiss e da Super Creche, centro de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES