idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2010

Museu Histórico de Londrina


O Museu Histórico de Londrina é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e está localizado no centro da cidade de Londrina, Paraná, ocupando o prédio da antiga estação ferroviária da cidade.
O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado no dia 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina. A partir de 1974, o museu é anexado à UEL como órgão suplementar, estando vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas da universidade.
Em 10 de dezembro de 1986 o museu passa a ocupar o prédio que outrora pertencia à estação ferroviária de Londrina, de linhas arquitetônicas acentuadamente inglesas.
O museu possui 3 setores:
Setor de Imagem e Som
Setor de Objetos
Setor de Biblioteca e Documentação.

Uso atual: museu
Data de abertura do prédio atual: 1950
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Londrina foi aberta em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido enormemente desde sua fundação em 1929, no antigo Patrimônio Três Bocas. O trem chegou quando Londrina já era município e podia ser alcançada a partir de Jataizinho, ponta dos trilhos desde 1932, por estradas de rodagem sofríveis, mas suficientes para o seu crescimento. O trem veio acelerar o desenvolvimento da nova cidade. Como memória justificativa do Orçamento da Estação de 11 de agosto de 1945, consta que: "A atual estação de Londrina não é suficiente ao movimento de mercadoria e passageiros naquela localidade. Por este motivo e diante do crescente desenvolvimento daquele próspero município do Norte do Estado, foi organizado o presente projeto e orçamento de uma nova e ampla estação em alvenaria, com todas as instalações necessárias ao tráfego, tais como agência e dependências e serviço comercial, escritório da Residência da Via permanente, serão alí instalados. 
O projeto prevê as melhores acomodações aos serviços da Rede e conforto ao público". O prédio seria construído no mesmo local da estação original, enquanto o antigo armazém seria adaptado como estação provisória. Isso realmente aconteceu, mas a obra sofreu atrasos devido a vários motivos não previstos, inclusive brigas políticas. O novo prédio, em estilo alemão, foi finalmente inaugurado em 19 de julho de 1950. Em 1966, apenas dezesseis anos depois de inaugurada, já se pensava em construir uma nova estação fora da cidade, na parte norte, para desviar os trilhos que já começava, diziam, a atravancar o crescimento da cidade. Em 10 de março de 1981, acabou o trem de passageiros do ramal Ourinhos-Cianorte. A variante ficou pronta em 1982 e a antiga estação, depois de alguns nos abandonada, transformou-se, em 1986, em museu. Uma nova estação foi construída na variante.
Praça Rocha Pombo, que abriga o Museu Histórico Pe. Carlos Weiss: a primeira paisagem vista pelos viajantes.
Depois da construção da estação ferroviária em 1950, a praça Rocha Pombo (foto) era - à primeira vista - o primeiro chão, a primeira paisagem a ser avistada pelos viajantes. Não é à toa que a Rocha Pombo por muito tempo ficou conhecida como a "Praça da Estação". A pavimentação manteve os caminhos feitos pelas pessoas que passavam por esse local. Através da diagonal principal, é possível ver o traçado, em forma de labirinto, dos caminhos projetados e o chafariz no centro da praça.
Rua Benjamim Constant, 900 - Centro (Antiga Estação Ferroviária) Londrina - Pr. Cep: 86010 - 350

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES