idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Memorial das Artes de Santa Cruz - MASC

O Memorial das Artes de Santa Cruz do Sul, situado na rua Marechal Deodoro, 582, foi inaugurado no dia 05 de setembro de 2006, por iniciativa do Poder Público Municipal.
O prédio - em estilo eclético, com detalhes neo-renascentistas em sua fachada - foi construído no ano de 1913 para servir de casa Paroquial. Foi ocupado no ano seguinte pelos padres e irmãos jesuítas. A casa e os terrenos foram doados pela paróquia ao bispado, após a publicação do decreto de criação da Diocese. Depois de ser reformada e adaptada, a casa passou a ser residência do bispo. Com a mudança dos pontífices, a construção abrigou estabelecimentos comerciais. Entretanto, permaneceu desocupada por quase quatro anos.
No auge da precariedade do estado de conservação do imóvel, o prédio foi adquirido pelo empresário Hilton Kappaun. Ele contratou os serviços do engenheiro Romeu Lorini e da arquiteta Darlene Lorini, que se empenharam na reforma e restauração começadas em 2003 e que levaram três anos para serem concluídas.
Após o término das obras, o prédio foi alugado pela Prefeitura Municipal da Santa Cruz do Sul. Assim, a foi possível disponibilizar à comunidade santa-cruzense e regional um espaço nobre para abrigar exposições de artes plásticas e outras formas de manifestações culturais.
Junto com a Catedral São João Batista, o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz e a Casa das Artes Regina Simonis, o MASC forma um eixo cultural nas proximidades da Praça Getúlio Vargas, sendo sede do Departamento de Cultura. Informações sobre serviços, pontos turísticos e manifestações culturais também são fornecidas nos local, o que contribui sobremaneira para o desenvolvimento regional.
Na Casa, no andar térreo, podemos encontrar - em caráter permanente - a mostra "Catedral São João Batista: Um marco de Fé, História e Arquitetura", de autoria do arquiteto Ronaldo Wink.
Até o momento, o local abrigou as seguintes mostras itinerantes: Centenário de Mário Quintana, Caudilhos do Rio Grande do Sul, Mesas e Ambientes Natalinos, Mulher- Arte e Sensibilidade, Iconografia Cristã, Brasilidade - Um Olhar, Catadores de Sonhos, A Salamanca do Jarau, Ana Rita de Carvalho e Maria Inez de Carvalho, UNIARTE/UNISC 10 anos, Mostra Venezuela, Consciência, 1ª Mostra Regional, Fotos do Concurso de Fotografias, Acervo do MARGS – Expressividade na Arte Brasileira, Acervo do MARGS: Um novo olhar (releitura), Mistérios da Bolsa Feminina, Individual de Lula Werner: paisagem, abstrato – surrealismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES