idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Museu de História da Medicina

Este é um resumo do que o visitante vai encontrar ao fazer esta viagem virtual pelo MUHM, ou em sua sede física no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa. 

O MUHM, portanto, vem preencher o espaço que faltava no Estado para a preservação e divulgação do patrimônio histórico-cultural médico, tanto no que diz respeito à profissão quanto de seus profissionais. Na moderna concepção de museu, tão imprescindível quanto conservar, deve ser informar, fomentar e promover o conhecimento. Esta é a missão do MUHM.
Histórico 
Foi um longo, intenso e árduo movimento de classe que permitiu, no dia 20 de maio de 1931, a criação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), em Porto Alegre. Esta entidade de classe, que hoje congrega mais de 13 mil profissionais em todo o Estado, surgiu como uma reação a um conceito vigente nas primeiras décadas do século XX que se chamava "liberdade profissional", uma concessão da lei da época que permitia a prática da Medicina por pessoas que não tinham estudo acadêmico e nem mesmo uma formação técnica adequada. 
O combate à "liberdade profissional", pressionou os poderes públicos e os médicos conseguiram, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, a aprovação da lei da regulamentação do exercício da Medicina (Decreto 20.931 de 11 de janeiro de 1932). A edição desta lei foi a primeira grande vitória sobre o exercício ilegal da Medicina. 
Nestas mais de sete décadas de trabalho e dedicação à causa médica, o SIMERS empreendeu inúmeras outras lutas e passou a receber da sociedade gaúcha e brasileira respeito e admiração. Hoje, mais que um Sindicato, o SIMERS é modelo de instituição moderna, sincronizada com seu tempo, voltada não apenas para os interesses classistas, mas para as causas sociais da atualidade, propondo políticas públicas que permitam a valorização profissional e, ao mesmo tempo, a saúde da população gaúcha e brasileira. 
É nesse contexto que o SIMERS instituiu oficialmente, em 2006, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que a partir de 18 de outubro de 2007 passou a funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, na Av. Independência, 270. 
F; http://www.muhm.org.br/index.php?formulario=omuhm&metodo=4&id=0&submenu=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES