idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Museu de Arte Sacra de Curitiba

Centro Histórico



O Largo da Ordem reúne no seu entorno algumas edificações do Século XVIII, entre elas a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, de 1737. Anexo à Igreja está o Museu de Arte Sacra. No local, o antigo bebedouro que servia às montarias dos tropeiros convive agora com o Memorial de Curitiba, espaço moderno para a realização de eventos e exposições de arte. No calçadão de acesso à Praça Garibaldi, a Igreja do Rosário, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória e a Societá Giusepe Garibaldi di Beneficenza são os pontos turísticos mais visitados. Nas ruas de pedra, prédios da segunda metade do Século XIX revelam influência da arquitetura alemã. Setor Histórico, Centro.



O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba funciona, desde 1981, nas instalações da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a igreja mais antiga de Curitiba, concluída em 1737 (veja o quadro abaixo).
Expõe um valioso acervo religioso e histórico originário, principalmente, de quatro igrejas do Setor Histórico: A Catedral, as Ruínas de São Francisco de Paula, a Igreja do Rosário e a própria Igreja da Ordem. O Museu é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba e, também, possui espaço para exposições temporárias, ligadas a temas religiosos.
Inicialmente, o Museu de Arte Sacra foi instalado na Cúria Metropolitana de Curitiba. Depois, passou a funcionar nas dependências do Seminário Menor da Arquidiocese, na Rodovia do Café. Em 1981, o Museu foi definitivamente transferido para o anexo da Igreja da Ordem, no Setor Histórico de Curitiba.
O acervo do Museu inclui mais de 800 peças. São objetos de culto, mobiliário, pinturas, fotografias e esculturas em estilo barroco. Destacam-se: A imagem do Bom Jesus dos Pinhais, peça em terracota do final do século 17, que pertencia à antiga Matriz. A imagem de Nossa Senhora do Terço, em madeira policromada. A imagem de São Miguel Arcanjo, que ocupava um dos altares da Matriz. E o retábulo do altar-mor da antiga matriz, em madeira policromada, no qual o Papa João Paulo II celebrou missa quando esteve em Curitiba, em 1980. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES