idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Paço da Liberdade

Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba,com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria.

É o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto de restauração respeitou as características originais do edifício e privilegia o uso público do espaço. Em 29 de março de 2009 a Prefeitura entregou o Paço da Liberdade totalmente revitalizado.
Localização:
Praça Generoso Marques - Centro (Setor Histórico)
O Paço da Liberdade Sesc Paraná é um centro cultural gerido pelo Sistema Sesc Senac Fecomércio. Localiza-se na Praça Generoso Marques no Centro de Curitiba. O paço foi re-inaugurado em 29 de março de 2009 após passar por uma minuciosa restauração custeada pelo Sesc.
O Paço da Liberdade Sesc Paraná tem visitas monitoradas para estudantes.
Os serviços do Café do Paço, Biblioteca, Internet Livre, Loja do Paço, Serviço de Atendimento ao Cliente e Visitas Monitoradas funcionam de terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas, sábados das 10 às 18 horas, e domingos das 11 às 17 horas. A realização de outras atividades, como cursos, concertos e exibições de filmesConstruído de 1914 a 1916 no antigo Largo do Mercado, segundo o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu. O prédio do Paço Municipal foi sede da Prefeitura de Curitiba até 1969 e sede do Museu Paranaense, de 1973 a 2002.
O edifício histórico de arquitetura eclética, com elementos art-nouveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1941. A restauração manteve todas as características externas do prédio.
O atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC Paraná, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos. As atividades culturais incluem cursos, exposições e palestras.
São quatro andares. O térreo possui sala para acesso livre a internet, biblioteca e o Café do Paço. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.

A entrada principal fica na praça Generoso Marques. A entrada do Café do Paço é feita pela praça José Borges de Macedo, no Centro.
O termo paço foi muito usado até o início do século 20 para designar alguns palácios da época, principalmente quando se destinavam a abrigar conselhos ou câmaras municipais.
Leia mais em: 

RECENTES PUBLICAÇÕES

Google+ Followers

Recent Visitors