idioma

Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

O Museu de Arte de Londrina

O Museu de Arte de Londrina é um dos poucos do interior do País. Possui um acervo riquíssimo, contando com obras de artistas famosos. Trazer a arte para perto do público é uma das principais propostas do Museu, que agora pode também ser visitado através da internet. Navegue por nossas páginas e sinta um pouco da arte de Londrina!
O Museu de Arte de Londrina, orgão filiado à Secretaria Municipal de Cultura, foi criado pelo decreto nº 172 em 12/05/1993, data de sua inauguração. Naquela ocasião foram expostos a escultura "A Eterna Primavera", de Auguste Rodin, quadros de Menotti Del Pichia e Vitor Brecheret, além de uma instalação de Yiftah Peled.
Construído em l952 pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, o prédio foi utilizado como terminal rodoviário até 1988, quando passou por uma ampla reforma.
Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico em 08/09/1974 (Tombo Histórico nº 52 - Proc. nº 53/74), ainda conserva características de sua utilização originária, tal como a antiga plataforma de embarque, encoberta por arcos interligados. Notoriamente, o prédio foi tombado como primeira construção em estilo moderno do Paraná.
Localizado no centro de Londrina, à Rua Sergipe nº 640, o edifício ocupa uma área total de 1.044,70 m². Sob o ponto de vista arquitetônico, o prédio se compõe de dois elementos: uma construção na qual se destacam dois pavimentos (mais o subsolo) interligados por rampas e a antiga plataforma de embarque, encimada por uma cobertura de arcos rampantes.
Atualmente o edifício está cercado por grades ao longo de todo o perímetro e sua vitragem recebe uma película de proteção solar, de modo a abrigar com segurança obras de arte que eventualmente venham a ser expostas.
Constituem objetivos primordiais do Museu a difusão da cultura e do conhecimento à comunidade londrinense, especialmente no que se refere ao setor artístico, bem como a conservação do patrimônio histórico e cultural.
Através de atividades diferenciadas, tais como exposições inéditas produzidas por artistas de renome e do acervo permanente, cursos e seminários ministrados por especialistas, enfim toda forma de atividade que vise fomentar o desenvolvimento do setor artístico e cultural, pretende-se promover e estimular o despertar de novos talentos e o intercâmbio entre artistas plásticos regionais e aqueles pertencentes a outras localidades.
Tambem constitui objetivo do museu oferecer à comunidade londrinense um espaço público, bem como dirigido ao lazer e à reflexão promovidos pela difusão da arte, da cultura e da educação.
Rua Sergipe, 640 (esquina com Av. Rio de Janeiro)
Centro - Londrina - Paraná



http://www.londrina.pr.gov.br/museudearte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado e volte sempre.

RECENTES PUBLICAÇÕES